SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G031LID06522E2QT9T31
Z7_086423G0390OD06L6AM8M42RR4

condesb-tera-mais-duas-entidades-da-sociedade-civil-no-conselho_1

Portaria publicada, no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira dia 5 de janeiro oficializou o ingresso de mais duas entidades no CONDESB.

08/01/2024
Foto ilustrativa

Portaria publicada, no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira dia 5 de janeiro oficializou o ingresso de mais duas entidades no CONDESB.

A entidade CONCIDADANIA e a UVEBS – União dos Vereadores da Baixada Santista terão assentos no conselho com direito a voto.

Agora o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista passa a ter 7 representantes da sociedade civil no CONDESB.

“Isso demonstra que os debates no conselho terão cada vez mais o envolvimento da nossa sociedade. Com o apoio de entidades e universidades podemos ter ações cada vez mais efetivas no desenvolvimento da nossa região”, explica Vagner Bernardo Maria, diretor executivo da AGEM – Agência Metropolitana da Baixada Santista.

Z7_086423G031LID06522E2QT9TV2

Boletim Informativo Nº 05/2025 21/05/2025

21/05/2025
Foto ilustrativa

Previsão de mar agitado em Santos e nos demais municípios da Baixada Santista a partir desta quinta-feira (22/05), informa o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta e a Sala de Situação de Recursos Hídricos da Baixada Santista

Devido ao avanço de uma frente fria, ocasionando ventos intensos na região costeira, a previsão é de mar agitado e maré elevada a partir da tarde da quinta-feira (22) até a madrugada de domingo (25), segundo indicam os modelos numéricos do NPH-Unisanta.

O mar ficará agitado na Baía de Santos e nas demais cidades da Baixada Santista, com ondas do quadrante sul que podem ultrapassar 2,5m de altura significativa entre a tarde de quinta-tarde e a madrugada de domingo (Tabela 1, Figuras 1 a 2).

Com relação ao nível do mar, a maré poderá alcançar 1,6m em toda a região de orla da Baixada Santista e 1,9m no interior do Estuário de Santos e São Vicente, com altura máxima prevista para quinta e sexta-feira (23) às 12h, representando aumento de 50cm em relação à tábua de marés (Tabela 1, Figura 3). 

Tabela 1 – Previsão do nível do mar e altura significativa das ondas. Fonte: NPH-UNISANTA 

De acordo com os Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras de São Paulo e de Santos, o estado é de Atenção na região da orla em todos os municípios da Baixada Santista devido a previsão de altura significativa das ondas entre 2,0 e 3,0m. Na região do interior do estuário de Santos e São Vicente, o estado também é de Atenção, devido a previsão de nível do mar entre 1,8 e 2,0m.

Com relação a precipitação, de acordo com a previsão da Defesa Civil de Santos para a região da Baixada Santista, há possibilidade de pancadas de chuva a partir do final da tarde de quarta-feira (21). Já na quinta e na sexta-feira há chance de chuva em qualquer período do dia, que deverá ter intensidade e volume moderados, podendo adquirir intensidade mais forte em alguns momentos (Tabela 2). No sábado ainda poderão ocorrer registros de chuvas fracas e o tempo estabiliza a partir de domingo. 

Tabela 2 – Previsão de chuvas. Fonte: Defesa Civil de Santos 

Se as previsões se confirmarem, há possibilidade de alagamentos pontuais durante os períodos de maré alta que podem ser potencializados com as chuvas previstas.

Cabe ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Mais detalhes das previsões estão disponíveis em http://salasituacaohidrobs.com.br. Boletim emitido às 12h de quarta-feira (21/05/2025), com base no sistema IARA-BS da Sala de Situação de Recursos Hídricos da Baixada Santista e no sistema AquaSafe Santos. Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil. 

Fonte: NPH Unisanta

Complementary Content
${loading}