Realizada na manhã desta terça-feira (25), na Associação Comercial de São Vicente, a 252ª Reunião Ordinária do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista) pautou importantes assuntos para a região, como o avanço das tratativas para implementação do programa ‘Rios Vivos Baixadas’ – que visa, com apoio do Governo do Estado, desassorear os rios e canais dos nove municípios, trabalhando preventivamente contra desastres naturais -, mobilidade urbana, educação – por meio da apresentação do projeto da PPP (Parceria Público-Privada) da Educação Infantil na região – e sustentabilidade – através de uma introdução referente ao Curso Cidades Sustentáveis, da Universidade Católica de Santos, com apoio do Condesb e da Agem (Agência Metropolitana da Baixada Santista).
O encontro envolveu representantes das cidades da Baixada, Governo do Estado, Unesp (Universidade Estadual Paulista), Agem e vereadores municipais.
Em sua fala, o prefeito de São Vicente e presidente do Condesb, Kayo Amado, atualizou o cenário do projeto de implementação do programa Rios Vivos Baixada. “Essa é uma pauta que tenho tratado junto aos demais prefeitos da região com o governador Tarcísio e a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende. Fizemos um relatório integrando todos os rios e canais da Baixada que necessitam de desassoreamento, enviamos ao Estado e nos reunimos com as autoridades, que se prontificaram a dar atenção especial à nossa causa. Esta avançando”.
Subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado e vice-presidente do conselho, José Police Neto ressaltou a importância do envolvimento dos municípios no trabalho preventivo contra os desastres naturais. “Temos o exemplo recente das enchentes no Rio Grande do Sul. A Baixada Santista precisa de um olhar especial para que desastres dessa magnitude não aconteçam por aqui. Hoje estamos pleiteando essa tratativas do programa ‘Rios Vivos’ para o desassoreamento de rios e canais. O precursor teste projeto é este conselho. Temos diversas pautas a serem tratadas, mas drenagem é prioridade na região metropolitana”.
Condesb – O conselho é formado pelos prefeitos dos nove municípios da Baixada Santista (Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Cubatão, Santos, Guarujá e Bertioga), tendo como principal atribuição a busca pelo desenvolvimento da região como um todo, com desafios na mobilidade urbana, drenagem, habitação, entre outros.
Fonte: Assessoria da Prefeitura de São Vicente