Norovírus e Plano de Gestão Integrada das Praias da região foram as principais pautas
Na última terça-feira, dia 28 de janeiro, a Câmara Temática de Meio Ambiente e Saneamento se reuniu de forma online. O encontro contou com a participação de representantes da SABESP e do Departamento Regional de Saúde (DRS-4). O assunto principal foi entender os motivos para o aumento significativo de casos de viroses na região durante as festas de fim de ano. Foi apresentado o quadro de casos ocorridos na Baixada Santista, sendo que a maior parte dos pacientes não precisou de internação. A SABESP informou que não foi constatado a presença de norovírus na água fornecida pela empresa.
Balneabilidade das Praias
De acordo com a CETESB, atualmente a região conta com 72 pontos de amostragem de água do mar. Ligações clandestinas e as fortes chuvas são fatores determinantes para que o banho de mar se torne impróprio.
CT de Planejamento
No dia 29 de janeiro ocorreu a reunião da Câmara Temática de Planejamento. Os integrantes da CT solicitaram apoio do CONDESB e da AGEM na elaboração de Planos de Gestão Integradas das praias na Baixada Santista. A ideia é que o FUNDO ligado ao CONDESB possa financiar os projetos junto às prefeituras.
CONDESB
A primeira reunião do CONDESB será no próximo dia 18 de fevereiro na sede do Grupo A Tribuna em Santos. No encontro será realizada a eleição para a escolha do futuro presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista.