Terceira pista da imigrantes, túnel imerso Santos/Guarujá e próximas fases do VLT (Veículo Leve sob Trilhos) foram assuntos abordados por Rafael Benini, secretário de Parcerias e Investimentos do governo do Estado. Quatro dos nove prefeitos da região estiveram presentes na última reunião do ano.Os gestores de São Vicente, Praia Grande, Mongaguá e Guarujá aproveitaram o encontro para solicitar avanços e medidas efetivas para a Baixada Santista. Rafael Benini reforçou que o governador Tarcísio está empenhado em agilizar soluções efetivas para a mobilidade da região. O subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto também reforçou as ações estratégicas do governo do Estado. “O governador Tarcísio tem determinado a estruturação de Políticas Públicas de Precisão para o enfrentamento das mudanças climáticas no desenvolvimento urbano. Passos nesse sentido têm sido dados sistematicamente. O lançamento do novo programa Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis, com soluções baseadas na natureza aplicadas aos perímetros urbano vulneraveis e sensíveis, é uma demonstração assertiva do novo modelo de governança.”, afirma.
Operação Verão
Os prefeitos e conselheiros do CONDESB puderam acompanhar a apresentação do Comandante do CPI-6, Cel. PM Nery. Nestá temporada a operação começa agora em dezembro e segue até fevereiro. Ao todo contará com 2.394 policiais. São 45 PMs a mais em comparação à temporada passada.
O presidente do CONDESB Kayo Amado reforçou o pleito dos prefeitos para que o efetivo dos policiais seja ampliado para a região metropolitana da Baixada Santista. “Sabemos o quanto a operação verão é importante, mas precisamos de um maior número de policiais para permanecerem nas 9 cidades da nossa região de forma permanente”, afirma.
Pautas adiadas
Duas pautas precisaram ser adiadas para próxima reunião do conselho: “Apresentação do Geoportal STM – Mobilidade/Transporte Coletivo com proposta de integração e mapeamento das informações de mobilidade do transporte coletivo na RMBS”; e “Apresentação do Coronel PM Victor de Freitas Carvalho, Comandante do CBI-3; Proposta de Desenvolvimento do Plano de Contingência para Baixada Santista”.