Bertioga recebe oficina do IPT em parceria da AGEM e CONDESB

22 de setembro 2023

Bertioga recebe oficina do IPT em parceria da AGEM e CONDESB

Na quarta-feira (20) realizou-se no Centro de Educação Ambiental do Sesc Bertioga a oficina ‘Desafios e Oportunidades na Recuperação e Beneficiamento de Resíduos Orgânicos na Baixada Santista’. Conduzida pela equipe técnica do Núcleo de Sustentabilidade e Baixo Carbono do IPT (Nuscarbon), a atividade contou com as parcerias da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM); Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb); Fehidro; Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista; Prefeitura de Bertioga; Sesc Bertioga; e o Centro de Ciência para o Desenvolvimento Soluções para os Resíduos Pós-Consumo: Embalagens e Produtos (CCD Circula). O evento reuniu em torno de 70 pessoas, entre gestores públicos, ONGs e associações, sociedade civil, professores e estudantes. Segundo a pesquisadora Letícia dos Santos Macedo, do Nuscarbon, o objetivo principal da oficina foi abordar ações desenvolvidas no âmbito do projeto de implementação do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista. “O foco concentrou-se em ações de educação ambiental na temática de resíduos orgânicos. Foram apresentados a contextualização das ações e metas de redução e tratamento de resíduos orgânicos (PRGIRS-BS); o ‘Guia para Implementação de Unidades de Compostagem para Tratamento de Resíduos Orgânicos’, em produção; a Unidade Piloto de Biodigestão Anaeróbia do IPT em Bertioga, além de conceitos de compostagem e biodigestão anaeróbia.” Para Letícia, a oficina ajuda amadurecer o entendimento sobre as tecnologias de beneficiamento de resíduos orgânicos, criar uma visão compartilhada entre técnicos, gestores e a população e disseminar boas práticas. “A participação e o engajamento do público demonstram o interesse e a necessidade de discussões contínuas em busca de soluções. Foi apresentado o ‘Guia Para Implantação de Unidades de Compostagem’, que será disponibilizado em breve.” A recuperação de resíduos sólidos orgânicos representa um grande desafio para os municípios da Baixada Santista. “Estes resíduos – avalia a pesquisadora – representam aproximadamente 40 % do total gerado na região, e vão quase na totalidade para aterros sanitários. A reciclagem e tratamento dos resíduos orgânicos locais, por compostagem ou biodigestão anaeróbia, contribui para atingir metas dos Planos de Resíduos Sólidos em níveis regional, estadual e federal visando ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).” Em foco – Na manhã da quarta-feira (20) um grupo da AGEM, das prefeituras de Bertioga, Peruíbe e Praia Grande visitaram a unidade piloto de biodigestão anaeróbia instalada em Bertioga, operada em parceria entre o IPT e o município. “Foi um momento importante para ver na prática o beneficiamento e o aproveitamento dos resíduos orgânicos”, pontuou Letícia. A próxima oficina: ‘Desafios e Oportunidades na Recuperação e Beneficiamento de Resíduos Recicláveis Secos na Baixada Santista’ será outubro (04) em Mongaguá.

Fonte: Assessoria de Imprensa do IPT