O Governo de São Paulo monitora junto à Secretaria de Estado da Saúde o aumento de casos de Doença de Transmissão Alimentar (DTA) neste verão. A orientação para a população é redobrar os cuidados com a higiene pessoal e observar as condições sanitárias de bares e restaurantes.
De acordo com Alessandra Lucchesi, diretora da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da Secretaria de Estado da Saúde, é essencial que os banhistas tomem precauções adicionais. “Não é recomendado tomar banho de mar nas 24 horas após períodos de chuva. Além disso, a lavagem das mãos deve ser intensificada e o consumo de água deve ser limitado àquela de procedência confiável, preferencialmente mineral ou filtrada”, orienta. “Os alimentos também devem ser preparados e armazenados de forma adequada, sempre refrigerados.”
Caso apresente algum sintoma como diarreia, mal-estar, dor abdominal, náuseas e vômito, é essencial reforçar a hidratação. Se os sintomas piorarem, é necessário procurar atendimento médico.
Os banhistas devem ficar atentos às sinalizações sobre a qualidade da água do mar. Os locais com bandeira verde são considerados próprios para banho, já os com bandeira vermelha devem ser evitados.
Fonte: Agência SP