Sociedade Civil integra Condesb oficialmente

22 de agosto 2023

Sociedade Civil integra Condesb oficialmente

Pela primeira vez, representantes da sociedade civil integram oficialmente a reunião do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista). Realizado em Itanhaém, nesta terça-feira (22), o encontro contou com a presença de quatro prefeitos, num total de sete municípios representados, além de integrantes do Governo do Estado.

“A representação da sociedade civil é um marco em nosso conselho, pleiteado há anos e que dá ainda mais legitimidade às nossas ações. Agora, solicitamos à Agem (Agência Metropolitana da Baixada Santista), que atualize nosso regimento interno prevendo a atuação dos novos membros”, ressalta o prefeito de Mongaguá e presidente do Condesb, Márcio Melo Gomes, o Márcio Cabeça (Republicanos).

Macrodrenagem – Na ocasião, foram apresentadas as demandas urgentes e prioritárias dos municípios da Baixada Santista em relação à macrodrenagem. A deputada federal Rosana Valle também destacou a importância de se ter um plano de macrodrenagem regional. A parlamentar enviou um ofício solicitando o debate do tema na reunião do Condesb.

“A Baixada Santista enfrenta enchentes há décadas decorrentes da ausência deste plano e soluções efetivas. A falta de um plano adequado de macrodrenagem agrava esse cenário, resultando em alagamentos frequentes, danos à infraestrutura urbana, desapropriações e prejuízos à população e economia local”, afirma a parlamentar.

“Nosso corpo técnico fez uma visita em todos os municípios para fazer um levantamento das principais necessidades em relação às obras de macrodrenagem. Conseguimos o entendimento de todos os conselheiros para que os recursos do fundo metropolitano possam ser utilizados, isso se torna um avanço para que a AGEM, em parceria com os municípios da RMBS, possa executar esses projetos de forma efetiva”, explica Vagner Bernardo Maria diretor executivo da AGEM.

PDUI – Outro projeto debatido e aprovado foi o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI, que será encaminhado à Alesp – Assembleia Legislativa de São Paulo. O presidente do Condesb finalizou a reunião destacando a importância de abordagem de temas regionais, com ações efetivas, voltadas à Saúde, Segurança, Infraestrutura e sobre o projeto de concessão da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. “Cada município de nossa região tem uma característica geográfica que precisa ser respeitada. Precisamos ser ouvidos e atendidos pelo Governo do Estado,” destaca o prefeito.

Prefeitos – Os prefeitos presentes foram: Luiz Maurício – Peruíbe, Tiago Cervantes – Itanhaém, Márcio Cabeça – Mongaguá e Ademário Oliveira – Cubatão. O próximo encontro será realizado dia 24 de outubro, em Praia Grande.