ENTENDA O LIXO: PENSANDO A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA BAIXADA SANTISTA

21 de junho 2023

ENTENDA O LIXO: PENSANDO A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA BAIXADA SANTISTA

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM) promovem na próxima quarta-feira, 28 de junho, uma oficina da segunda etapa do projeto do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PRGIRS) da região. O público-alvo do evento são os gestores públicos, ONGs e associações, sociedade civil e professores.

Entre 2016 e 2018, o IPT e a AGEM realizaram estudos para avaliar as especificidades dos resíduos gerados (domiciliares, construção civil, industrial, serviços da saúde etc.) e indicar propostas para solucionar os problemas de modo integrado entre os nove municípios da Baixada Santista.

O PRGIRS da região foi entregue em 2018. No final de 2020, o IPT e a AGEM deram início à segunda etapa do projeto, que contempla os trabalhos para dar continuidade ao plano regional, visando o diagnóstico das ações implementadas e a elaboração de instrumentos para implantar as estratégias e ações propostas referentes a resíduos sólidos urbanos.

A oficina abordará as ações desenvolvidas até o momento no âmbito do projeto, com foco nas ações de educação ambiental previstas no PRGIRS. A ONU considera a década de 2021-2030 como sendo a Década dos Oceanos, por se tratar da Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. “Desta forma e pela complexidade da temática, seguiremos para uma apresentação sobre a questão do lixo no mar”, afirma a pesquisadora e coordenadora do projeto, Leticia dos Santos Macedo.

Estima-se que 80 % do lixo encontrado no mar tenha origem em atividades realizadas em terra (gestão inadequada de resíduos sólidos, turismo e indústria, entre outros) sendo o plástico a composição principal. Estudos recentes (blue keepers – https://pactoglobal.org.br/pg/blue-keepers) ainda indicam que cada brasileiro é responsável por destinar 16 kg de plástico por ano com potencial de chegar ao mar. “Considerando a proporção do problema, entendemos que um gerenciamento adequado dos resíduos pelos municípios proporcionará uma diminuição do aporte destes no mar”, completa a pesquisadora.

SERVIÇO – A oficina será realizada no dia 28 de junho, no Orquidário Municipal de Santos. Praça Washington, s/n – José Menino, Santos – SP. As inscrições para o evento presencial, que acontece entre 13h e 17h, são limitadas e devem ser feitas em bit.ly/entendaolixo.