Notícias

Câmaras temáticas de turismo e cultura debatem investimentos e ações metropolitanas 

6 de julho 2023



Câmaras temáticas de turismo e cultura debatem investimentos e ações metropolitanas 


Municípios da região já estão habilitados para receber os recursos da Lei Paulo Gustavo 

    Na última terça-feira dia (4) a câmara temática de cultura se reuniu para atualizar o andamento da aplicação da Lei Paulo Gustavo nos municípios da Baixada Santista. Em breve, todas as 9 cidades irão lançar os editais para que os artistas da região possam participar. 

Conferências Municipais de Cultura    

      Os integrantes da câmara temática também fizeram a proposta de ter um calendário com todas as datas municipais. Entre os assuntos, foram destacadas a possibilidade de entendimento com estado quanto à aplicação de recursos na área da cultura e uma audiência com a secretaria estadual de cultura.

Fortalecimento dos Fortes e Cicloturismo foram as principais pautas na CT Turismo

      Com a participação de representantes de 8 cidades, secretários e integrantes da câmara participaram de uma reunião presencial na Agência Metropolitana da Baixada Santista.  O arquiteto Jaime Calixto e o promotor de justiça Daury de Paula Jr. apresentaram um projeto da Universidade Católica de Santos, a UNISANTOS, de acessibilidade no Forte de Santo Antônio da Barra. Além disso foi apresentada a realização de obras, que já foram efetuadas com recursos de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público Federal e apoio técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, (IPHAN). Os Fortes Santo Antônio da Barra Grande, no Guarujá, e São João de Bertioga concorrem ao título de patrimônio mundial da Unesco. O professor emérito da Unisantos, o Cel. Elcio Rogerio Secomandi também participou da reunião e destacou a importância de promover ações efetivas para enaltecer essa campanha. “Além de obras e intervenções nos Fortes precisamos fortalecer o sentimento de pertencimento. Somente dessa forma iremos conseguir que essas fortificações se tornem patrimônio da humanidade”, explica.

Passeio dos Fortes

Para enaltecer a campanha dos Fortes, que concorrem ao título de patrimônio da humanidade junto à UNESCO, está sendo elaborado um passeio ciclístico para percorrer as cidades de Santos, Guarujá e Bertioga. A iniciativa pretende unir também os setores para que a campanha ganhe força.

Compartilhe