Câmara Temática de Mobilidade Urbana e Logística vai debater ações do Plano Regional de Mobilidade

13 de setembro 2024

No próximo dia 20 de setembro (sexta-feira), às 15 horas irá ocorrer de forma online a 5ª Reunião Ordinária da Câmara Temática de Mobilidade e Logística. Entre os temas debatidos está na pauta as Ações do Plano Regional de Mobilidade

O PRMSL-BS, ou Plano Regional de Mobilidade Sustentável da Baixada Santista, é um plano de mobilidade regional que apresenta diretrizes gerais e propostas de soluções integradas de transporte para a Região Metropolitana da Baixada Santista – RMBS, atendendo a princípios de sustentabilidade, equidade, gestão participativa e inclusão social.

Promovido pelo Programa Euroclima+ através da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com base nas Diretrizes de Desenvolvimento e Execução de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentávelda iniciativa Mobilise Your City – MYC, o plano conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e teve como beneficiária a Agência Metropolitana da Baixada Santista – AGEM.

O Plano contém um diagnóstico completo das condições de mobilidade da RMBS e um prognóstico de evoluções dessas condições dentro dos horizontes estabelecidos no Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico (PMDE-BS), abrangendo os cenários referentes aos anos de 2021, 2026, 2030 e 2040. Também contém propostas de ações que racionalizem o sistema de mobilidade e apresentem alternativas que aumentem o potencial de sustentabilidade de cada modo de transporte, de forma a alcançar padrões adequados para os deslocamentos de pessoas (tempo, regularidade, confiabilidade e conforto) e cargas na região; e mitigar impactos ambientais negativos, como as emissões de material particulado e de Gases de Efeitos Estufa – GEE. O Plano também apresenta soluções de abrangência regional para equacionar os problemas existentes, além de proporcionar um conjunto de indicadores de mobilidade sustentável e logística fornecendo informações para a Câmara Temática de Mobilidade e Logística do CONDESB acompanhar o resultado das ações propostas, contribuindo assim no ciclo de gestão integrada da região.

Em março de 2023, ocorreu o 2º Fórum Metropolitano de Mobilidade da Baixada Santista. O evento discutiu ações e melhorias sustentáveis no transporte e logística local e houve a entrega do Plano de Mobilidade, resultado de um estudo realizado durante 15 meses na região. Ao final do encontro, um pacto simbólico de responsabilidade foi assinado entre os prefeitos. No mês de abril, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista em Mongaguá o Plano foi apresentado ao colegiado. Na próxima reunião do CONDESB será pautada as ações do PRMSL-BS para aprovação dos conselheiros.